prev next

Carnavais, Malandros e Heróis

février 7th, 2012 Cidades, Cultura, Eventos

Em época de (pré)carnaval, vale a pena ver o filme A propos de Nice (1929), de Jean Vigo. Classificado como um documentário social, Vigo definiu seu filme como “um ponto de vista documentado”. Ponto de vista do realizador do filme, evidentemente, pois ele mostra a cidade se preparando para receber os turistas para o famoso carnaval de Nice, mas sempre ressaltando o grande contraste entre os ricos e os pobres.

Quem preferir uma boa leitura crítica sobre o carnaval, la voilà: Carnavais, Malandros e Heróis (1979), do antropólogo Roberto DaMatta. Nesse livro, DaMatta se pergunta o que torna a sociedade brasileira diferente e única. Para DaMatta, o carnaval é a utopia brasileira, é a maneira mais explícita que temos para falar de nós mesmos positivamente.

 

Em uma entrevista para o programa Roda Viva, Damatta diz:

O carnaval tem a capacidade de deslocar esses eixos hierárquicos, esses eixos organizacionais que organizam e sociedade brasileira e que fazem parte de um cotidiano massacrante para a maioria dessa população. E qual é a importância disso? Porque o Brasil tem o aval sociológico cultural de ser o grande, o Brasil encarna, o Brasil é o porteiro de tradições que vieram da idade média, que têm uma história profunda na mentalidade acidental. O Brasil tem todas as vertentes carnavalescas que foram populares na Europa e que hoje, na Europa, existem em apenas alguns países. Eu tive a sorte, o privilégio de ver o carnaval em Nice, estive lá em Nice, convidado pela prefeitura de Nice, a quem eu até hoje agradeço, e fiz uma conferência lá em Nice e depois de assistir ao carnaval de Nice. Eu, às vezes, eu falo muito, né? Então, é um problema. Então me perguntaram: como é que é o carnaval no Brasil? E eu falei assim: uma procissão em São João Del Rei é mais animado do que o Carnaval em Nice. E nunca mais me convidaram, eu nunca mais fui à Riviera (programa Roda Viva em 24/5/1999).



Exageros à parte, aqui ou lá, talvez o melhor mesmo seja verificar a festa na prática… (foto do bloco Simpatia É Quase Amor. Para saber da agenda dos blocos do Rio, clique aqui).

 

 

Commentaires pour “Carnavais, Malandros e Heróis”

comments powered by Disqus
  1. Francisca dit :

    Ótimo post, mas eu prefiro verificar a festa só na teoria mesmo… =]

  2. Telma dit :

    Tudo bem, mas lembre-se da citação de nosso amigo L-J
    « qui n’a pas fait d’enquête n’a pas droit à la parole » :)

  3. Mariana dit :

    Apesar das observações feitas pelo antropólogo, Roberto da Matta, estou super ansiosa para conhecer, desfrutar e aproveitar bastante o Carnaval em Nice! Após essa experiência, compartilharei com os caros colegas a minha impressão desse verdadeiro festival a céu aberto!

  4. LG dit :

    vous contrôle les actions positives ou négatives dans notre vie. Si vous envoyez des ondes positives à l’univers des choses positives qui vous arrivera, et vice versa.

Bienvenue

Este espaço está aberto a todos aqueles que compartilham um interesse especial pelo francês, língua falada por mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo. Este blog também é um convite a uma …

logo conjugueur Conjugueur FLE

Ecrivez dans le formulaire un verbe et découvrez sa conjugaison grâce au conjugueur de Bonjour de France.




Partenaires

Fédération internationale
des professeurs de Français


FIPF UFF

Les partenaires de Bonjour du Monde

Bonjour du Monde

Derniers articles Bonjour du Monde

Partagez !