prev next

On commence par dire : cela est impossible pour se dispenser de le tenter, et cela devient impossible, en effet, parce qu’on ne le tente …

O autor dessa frase é Charles Fourier, nascido em Besançon , no dia 7 de abril de 1772. Fourier foi um socialista francês da primeira metade do século XIX, um dos fundadores do cooperativismo. Foi também um crítico ferino do economicismo e do capitalismo de sua época e adversário da industrialização, da civilização urbana, do liberalismo e da familia baseada no matrimônio e na monogamia.

O caráter jovial com que Fourier realizou algumas de suas críticas, fez dele um dos grandes satíricos de todos os tempos. Propôs a criação de unidades de produção e consumo, as falanges ou falanstérios baseadas em uma forma de cooperativismo integral e auto suficiente. Marx e Engels fizeram questão de diferenciar suas ideias das propostas de socialismo elaboradas por pensadores como por Saint-Simon, Charles Fourier, Louis Blanc e Robert Owen, porque consideravam  que eram fantasiosas, uma vez que buscava transformar radicalmente a sociedade sem uma ênfase no conflito entre as classes, e através da boa vontade e participação de todos. Neste sentido os marxistas conferiram ao seu próprio projeto um suposto cunho científico (comunismo científico) que não estaria presente na obra daqueles que rotularam de socialistas utópicos.

Fourier antecipou linhagem do socialismo libertário dentro do movimento socialista, mas também em linhas críticas da moral burguesa e cristã restritiva do desejo e do prazer, constituindo-se em um dos precursores do anarquismo e da psicanálise.Para termos uma ideia de que era um homem à frente de seu tempo , em 1808 Fourier já argumentava abertamente em favor da igualdade de gênero entre homens e mulheres, apesar da palavra feminismo só ter surgido em 1937.

Dentre suas obras destacamos : a Théorie des quatre mouvements et des destinées générales (1808), no qual Fourier divide toda história anterior em quatro fases: selvageria, barbárie, patriarcado e civilização, coincidindo esta última fase com o capitalismo burguês do século XIX. Os escritos de Fourier foram incluídos pela igreja católica no Index Librorum Prohibitorum lista daquelas publicações que a Igreja Católica catalogou como livros perniciosos para a fé.

Marx e Engels procuraram estabelecer uma diferença entre sua proposta de socialismo daquela elaborada por pensadores como por Saint-Simon, Charles Fourier, Louis Blanc e Robert Owen, considerada por eles fantasiosa uma vez que buscava transformar radicalmente a sociedade sem uma ênfase no conflito entre as classes, e através da boa vontade e participação de todos. Neste sentido, os marxistas conferiram ao seu próprio projeto um suposto cunho científico (comunismo científico) que não estaria presente na obra daqueles que rotularam de socialistas utópicos. No Brasil, adeptos de suas idéias estabeleceram comunidades em Santa Catarina – o Falanstério do Saí  - e a Colônia Cecília no Paraná.

Em belo Horizonte, O projeto do Conjunto Governador Juscelino Kubitschek, elaborado por Oscar Niemeyer, em 1952, é de foi inspirado nos falanstérios, concebidos por Charles Fourier.

 

 

One Response to “On commence par dire : cela est impossible pour se dispenser de le tenter, et cela devient impossible, en effet, parce qu’on ne le tente …”

  1. Gabriela dit :

    Oi, Telma!
    É sempre interessante ler sobre as relações sócio-politicas da história… sei que o Brasil teve grande influência dos pensadores franceses, mas a presença desse eu desconhecia…

Leave a Reply

*


Bienvenue

Este espaço está aberto a todos aqueles que compartilham um interesse especial pelo francês, língua falada por mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo. Este blog também é um convite a uma …

logo conjugueur Conjugueur FLE

Ecrivez dans le formulaire un verbe et découvrez sa conjugaison grâce au conjugueur de Bonjour de France.




Partenaires

Fédération internationale
des professeurs de Français


FIPF UFF

Les partenaires de Bonjour du Monde

Bonjour du Monde

Derniers articles Bonjour du Monde

Partagez !