prev next

Simplesmente Doisneau

2012 é o ano do centenário de nascimento do fotógrafo francês Robert Doisneau (1912-1994)

O período compreendido entre o fim da Segunda Guerra mundial e os anos sessenta é marcado pelo apogeu da fotografia humanista. Essa corrente compartilha uma visão essencialista e lírica do homem e acredita em uma natureza humana universal. Doisneau, Henri Cartier-Bresson, Willy Ronis, Brassaï ou Boubat são alguns dos nomes representativos dessa corrente cujo apogeu coincide com aquele da fotografia documental, ligada à imprensa.

Contexto histórico oblige: os fotógrafos humanistas são testemunhos do processo de transformação da sociedade após um período traumático de barbárie nas qual os valores humanos não poderiam deixar de ser questionados. Por essa razão, vemos em seus trabalhos temas como amor, (in)justiça, liberdade, solidão e, sobretudo, o registro da vida cotidiana das pessoas. Digamos que se a Declaração dos Direitos Humanos precisasse de uma ilustração ela não teria nenhuma dificuldade em encontrá-la entre as obras dos fotógrafos humanistas.

No Rio de Janeiro, celebrando o centenário de Robert Doisneau, a Aliança Francesa, com patrocínio da Peugeot- Citroën, traz para o público brasileiro, de 08/03/2012 a 17/06/2012, no Centro Cultural Justiça Federal, a exposição fotográfica“Simplesmente Doisneau”, com 152 imagens do fotógrafo, dividida em 12 temas, abordando, dentre outros, os subúrbios parisienses, a vida noturna de Paris, a Guerra e, como não poderia faltar, os casais apaixonados que, de todas as séries de fotografias, foi a que se tornou mais popular. Haverá também e exibição do documentário “Robert Doisneau: Tout Simplement”, de Patrick Jeudy.

 

Commentaires pour “Simplesmente Doisneau”

comments powered by Disqus
  1. Nijara dit :

    É um olha diferente sobre o cotidiano francês. Um passeio imperdível que une o conhecimento à diversão!

  2. Mariana dit :

    Fascinante saber a relação dos fotógrafos humanistas e sua experiência vivida e retratada através de suas lentes!

  3. Telma dit :

    Vamos ver juntas, quando você voltar ?
    :)

  4. Telma dit :

    O convite era para a Nijara,estendido agora para Mariana :)

  5. Nijara dit :

    Combinado ;) Vamooos sim!

  6. Mariana dit :

    Obrigada pelo convite!

    Vamos juntas, vou amar!

  7. Aline dit :

    Que belo trabalho! Somente com essas fotos já fiquei encantada.Sem dúvida, vale a pena ir à exposição e conhecer um pouco mais de suas fascinantes fotografias.

  8. Heitor Silveira dit :

    A historian e a arte se encontram nests fascinate exposicao!

  9. LG dit :

    J’aime photos et j’aime prendre des photos des gens. Il est agréable quand vous arrivez à saisir un moment dans une photo.

Bienvenue

Este espaço está aberto a todos aqueles que compartilham um interesse especial pelo francês, língua falada por mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo. Este blog também é um convite a uma …

logo conjugueur Conjugueur FLE

Ecrivez dans le formulaire un verbe et découvrez sa conjugaison grâce au conjugueur de Bonjour de France.




Partenaires

Fédération internationale
des professeurs de Français


FIPF UFF

Les partenaires de Bonjour du Monde

Bonjour du Monde

Derniers articles Bonjour du Monde

Partagez !