prev next

Fabriqué au Brésil

août 16th, 2011 general, Língua , ,

Foto por: Havaianas

A Revista Língua Portuguesa do último mês de Julho trouxe uma reportagem muito interessante sobre a contribuição da Língua Portuguesa ao léxico da língua francesa. Segundo diretora da Aliança Francesa de Jaboticabal (SP), Rosa A. Bottosso Passos, em conformidade com o estudo realizado em 1991 pelos linguistas Henriette Walter e Gérard Walter, para a escrita do Dictionnaire de Mots d’origine étrangère (Larousse-França) a língua francesa possui cerca de 8 mil palavras oriundas de diferentes partes do globo. Neste estudo, foi observado que o inglês é a língua que mais forneceu palavras ao francês. Os termos que o português emprestou à língua de Molière são oriundos do tupi e do guarani (L´acajou, le guaraná, l’ananas, le tapioca, le piranha, le tatou, etc). Ainda segundo a mesma reportagem, outros termos estão fazendo sucesso na terra de Asterix. Por exemplo, ao fazer referência às moradias precárias da periferia usam com frequência a palavra favela apesar de terem uma equivalente: bidonville. Há outras aquisições mais recentes por parte da língua francesa, ainda não dicionarizadas, são elas « : la samba, la lambada, la caïpirinha, la cachaça e também les Havaianas. Veja esta reportagem completa na edição nº 69- Julho de 2011 ou no site www.revistalingua.com.br

 

5 Responses to “Fabriqué au Brésil”

  1. yann dit :

    Moi j’adore ces chaussures elles sont simples , belles et elles sentent le soleil :) quand je les sors de l’armoire c’est que l’été arrive :)

  2. Ludovic dit :

    Merci pour cet article. J’ai toujours été impressionné par cette marque… De part son développement fulgurant en Europe (et dans le monde entier) mais également par la qualité du produit fini…

  3. Aline Brito dit :

    J’ai adoré cet article et cette marque est, bien sûr, très magnifique!

  4. bruno dit :

    Ne m’y connaissant que peu en sandales j’ai trouvé l’article trés intéressant !

  5. Rappel dit :

    [...] suas descobertas deixando aqui seu registro em quelques  mots, como foi o caso dos posts Fabriqué au Brésil, Hugo Cabret e a (re)invenção do cinema, Aprendendo francês com O Pequeno Nicolau (Le Petit [...]

Leave a Reply

*


Bienvenue

Este espaço está aberto a todos aqueles que compartilham um interesse especial pelo francês, língua falada por mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo. Este blog também é um convite a uma …

logo conjugueur Conjugueur FLE

Ecrivez dans le formulaire un verbe et découvrez sa conjugaison grâce au conjugueur de Bonjour de France.




Partenaires

Fédération internationale
des professeurs de Français


FIPF UFF

Les partenaires de Bonjour du Monde

Bonjour du Monde

Derniers articles Bonjour du Monde

Partagez !